Faltam TOMÉs na Igreja Atual !

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, 
de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina 

A genuína Igreja do Senhor está edificada sobre uma base sólida. O apóstolo Paulo chama essa base de “fundamento dos apóstolos e dos profetas” que nada menos é do que a mensagem cristocêntrica dos apóstolos. O próprio Senhor havia dito que essa seria a base de sustentação da sua Igreja, quando  respondendo à sua pergunta sobre quem os discipulos achavam  que Ele era, Pedro respondeu prontamente: “tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Jesus acrescentou que edificaria sua igreja sobre tal afirmação, ou seja: sobre o fato de Ele ser o Cristo é que sua igreja seria edificada e resistiria até mesmo ao poder da morte,  Mateus 16.17,18.

Mas desejo fazer menção em especial ao apostolo Tomé. Alvo de criticas, Tomé entrou injustamente para historia como o apostolo incrédulo, aquele que precisava ver para crer. Ainda hoje se utiliza o estereótipo de Tomé para hostilizar alguém ou ressaltar sua incredulidade. Entretanto, um estudo mais sério em relação á vida de Tomé e os relatos neotestamentário sobre os outros apóstolos comprovam que Tomé era tão incrédulo quanto os demais, isso o diferencia apenas no fato de transformá-lo em uma peça de grande importância no lançamento da base para a construção da genuína Igreja  do Senhor.   

Comparando Tomé com os demais apóstolos:
·       Todos foram testemunhas das palavras e dos ensinos de Jesus, como todos foram enviados a pregar e curar “Chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois em dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos”, Marcos  6.7;  (Lucas 9. 1-6).

Tomé é chamado de incrédulo unicamente por causa das palavras de Jesus: “não sejas incrédulo, mas crente!João 20.27,  no entanto, tais palavras não conferem a Tomé a exclusividade como incrédulo, uma vez que todos os outros apóstolos também duvidaram e foram duramente criticados pelo Senhor.

·         E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E  lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como DELÍRIO, e NÃO CRERAM nelas Lucas 24: 5-11.

·         Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam triste e choravam. Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, NÃO ACREDITARAM. Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também NÃO ACREDITARAM NELES Marcos 16: 9-13.

Como se vê claramente pelos textos supracitados, todos tiveram dificuldades em crer de fato que Jesus  houvesse ressuscitado; mesmo vendo, ainda duvidavam:
  • Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns DUVIDARAM  Mateus 28.16,17.
Todos precisaram tocar em Jesus e vê-lo comer peixe para ter certeza de que era Ele, pois preferiam acreditar que era um espírito
  •  Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:Que a paz esteja com vocês!Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. ELES AINDA NÃO ACREDITAVAM, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: Vocês têm aqui alguma coisa para comer? Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante delesLucas 24. 36-43
  •   
  • Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: Que a paz esteja com vocês! Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor . João 20.19,20.
Jesus chamou todos eles de incrédulos, pois não acreditaram no testemunho das mulheres, nem no testemunho dos discípulos de Emaús, tampouco no que viam com os próprios olhos. Mas isso não fazia deles pessoas descartáveis no Reino, grande missão os esperava. Cristo chamou seus discípulos de tímidos, incrédulos e duros de coração, em seguida lhes confia a grande comissão:
  •   Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque NÃO DERAM CRÉDITO aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.14,15.
Como podemos ver, Tomé é alvo de preconceito, ou apenas não é feito um estudo comparativo da narrativa neotestamentaria, pois o apóstolo Tomé é uma peça importante na fundação da Igreja.
  • Tomé não se deixava levar pela opinião pública.
  • Tomé queria sempre constatar para anunciar com segurança.
  • A fé adotada por Tomé não era uma fé cega que abre a boca e engole ao mesmo tempo o mosquito e o camelo, mas uma fé com bases sólidas e de convicções fortes.
Por seu perfil inquiridor, especulativo e observador das coisas sempre com a testa franzida e sombrancelha levantada, o testemunho de Tomé poderia fazer toda a diferença no testemunho da ressurreição. Imaginem só, depois de divulgado que o corpo de Jesus havia sido roubado do sepulcro, os discípulos anunciam que Jesus Ressuscitou, certamente as pessoas que duvidassem teriam esse problema sanado em uma boa conversa com Tomé pois o seu caráter era conhecido.

Se Tomé não tivesse visto e tocado como todos fizeram, imaginem a confusão que se criaria na implantação da igreja; as pessoas perguntando a Tomé, “Jesus ressuscitou mesmo?” e Tomé respondendo: “não posso confirmar porque até agora eu não vi nada!”. 

Foi importante uma pessoa como Tomé tomar parte no testemunho da ressurreição, pois fica constatado que sua dúvida era sempre na melhor das intenções, visto estar tratando de algo referente ao Reino de Deus. Como faltam crentes tomés na igreja atual, crentes que não se deixam manipular por mecanismos e jargões. Crentes que agem com santo temor e consciência de que trabalha na implantação do Reino de Deus, e não de seu Império particular. 
  • Nesta era de manipulação de milagres, comercialização da fé e da esperança, da falta de pregação expositiva, esta era de jargões e mecanismos de controle das massas, PRECISAMOS DE TOMÉS!
  • Nesta era em que pregadores revelam buscando informações no ORKUT, exploram crianças para obter lucros, hostilizam os que não sapateiam, rodopiam e fazem malabarismos, precisamos mesmos de TOMÉS!
Embora tenha herdado para sempre O ESTEREÓTIPO DE INCRÉDULO, 
  • Foi Tomé quem propôs ao Senhor voltar todos para a Galiléia para morrer com Lázaro.
  • Foi Tomé quem levou o Evangelho a Índia.
  • Foi Tomé quem morreu flechado.
  • Foi Tomé fez a declaração Senhor meu de Deus meu! João 20.28