O PADRE E O ANCIÃO - DIÁLOGO

Um pacífico diálogo entre um Padre (Católico) e um Ancião da Congregação Cristã no Brasil (Cristão). Pacífico e interessante.

Esse diálogo aconteceu a algumas décadas e foi transmitido em programas radiofônicos em diversas partes do país.


PADRE: - O senhor pode nos falar bem rapidamente, a história da Igreja? O senhor agora a pouco falava que a Igreja é realmente a origem da Igreja Católica. É isso?

ANCIÃO: - “Nós podemos afirmar que a doutrina,” a sã doutrina”, cujo fundamento é Jesus Cristo através da doutrina apostólica, hoje executada dentro da Congregação Cristã no Brasil, (porque ela está no Brasil), é aquela originária das Escrituras Sagradas vivida nos primeiros dias da igreja, antes das inovações nela implantadas tais como: batismo de criança, rosário, assunção de Maria, vela, água benta, missa para os mortos, cobrança de indulgências; que davam direito de ser perdoados os pecados através do purgatório (limbo). Que são dogmas completamente antibíblico.

Até que estas coisas foram introduzidas, (todas estas coisas). Antes que elas existissem a Congregação Cristã no Brasil se assemelharia exatamente à doutrina, hoje dita romana, mas naquela época, então, Igreja Cristã, era como é a Congregação Cristã.

PADRE: - E essa Igreja nasceu no Pentecostes também?

ANCIÃO: - Não, a Igreja nasceu em Jesus Cristo. O derramamento do espírito Santo foi no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica comemorada 50 dias depois da Páscoa. Cristo permaneceu 40 dias entre os Seus Santos, e subindo aos céus, na ascensão aos céus, Ele no dia de Pentecostes, que prova que foram 10 dias após a Sua subida aos céus, Ele derramou sobre a Igreja o Espírito Santo, para que tivesse a liberdade de iniciar a missão que propagaria pelo mundo, levando o evangelho que é chamado de boas novas de alegria, acompanhado com a doutrina contida nas cartas apostólicas e nos Atos dos apóstolos onde registra os acontecimentos da igreja primitiva, e que hoje, pela Graça de Deus, na Congregação Cristã no Brasil, conferimos, é exatamente igual. Por isso nós dizemos, a Congregação Cristã no Brasil é a Igreja na sua origem.

PADRE: - A Igreja tem assim, um resumo de doutrina, além é lógico, a de Jesus Cristo que segue?

ANCIÃO: - Nós temos artigos de fé, nós temos 12 artigos de fé. Que são pontos básicos de doutrina. Entre eles podemos dizer que: cremos em Deus, o Seu filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, portanto a Trindade, os três num só. Cremos na bíblia como a infalível palavra de Deus, cremos no batismo nas águas por imersão,da mesma forma que Jesus Cristo recebeu o batismo pelas mãos do profeta João Batista. Nós cremos na promessa do Espírito Santo, que o crente recebe como um dom de Deus, e cremos na necessidade de nos abster do sangue, da carne sufocada, da idolatria; porque nós não fabricamos imagens de escultura, não adoramos as mesmas e esses santos que neles nós cremos, porém não adoramos. Cremos neles, porém a eles não devemos nada, a não ser de que eles foram instrumentos de Deus para que o conhecimento das Sagradas Escrituras chegasse a nós. Não os adoramos, mas cremos em todos eles. Abstemos-nos da fornicação, da prostituição, ou seja, o homem tem a sua esposa e a esposa tenha o seu marido, que são pontos fundamentais nas escrituras sagradas. Nós cremos no milênio, nos cremos na volta de nosso Senhor Jesus Cristo para levar a Sua Igreja e nós cremos na existência de um novo céu e nova terra, para aqueles que estiverem dentro da sã doutrina, deixada por Cristo sobre a terra.

PADRE: - Então essa seria a doutrina? Muito bem! Dentro dessa doutrina uma coisa que vocês dão bastante foque é a Bíblia. A Bíblia representa algo bastante sagrado na Igreja, não é ?

ANCIÃO: - A Bíblia sagrada é tudo. Tanto é que nós temos o nosso hinário que é a Bíblia cantada, nós não temos outro livro dentro da Igreja a não ser a Bíblia Sagrada, única. E adotamos dentro da Congregação uma única versão, que é a versão do Padre João Ferreira de Almeida, justamente para que toda a irmandade possa acompanhar a leitura, se fosse outra versão, seria outra versão, mas como esta é de fácil assimilação para o povo, então se adotou a versão de João Ferreira de Almeida que a irmandade pode adquirir a preço de custo de norte a sul, de leste a oeste do Brasil. Exatamente sem um centavo de lucro é distribuída para a nossa irmandade, assim pode-se acompanhar a leitura e a exposição da Palavra nos cultos que se prestam a Deus.

PADRE: - Na Igreja Congregação Cristã no Brasil existe sacramentos?

ANCIÃO: - Se formos chamar de sacramento, existe o batismo que se recebe após os 12 anos de idade. Pois Cristo nunca mandou batizar criança, ele disse: "pregai o evangelho a toda criatura". Nós não vamos a maternidade pregar para criança e nem batizamos crianças. Ele disse: "pregai o evangelho a toda criatura; quem crer...", e para crer precisa ser adulto, porque criança não tem noção das coisas. Então realizamos o batismo para adultos, que seria um sacramento.

PADRE: - Qual o sentido do sacramento, ou melhor, do batismo?

ANCIÃO: - O batismo é para o perdão dos pecados. O batismo sempre foi para o arrependimento e remissão dos pecados. Não são as águas que perdoam os pecados. Nas águas a pessoa confessa a sua crença no Deus vivo e na doutrina de Cristo, nasce da água e do Espírito através da palavra, e sela na sua fé sendo batizado nas águas.

E o segundo sacramento, que então podemos denominar, seria a Santa Ceia, que é celebrada com pão e com vinho, como na sua origem. Nós não usamos de outro ingrediente. Toda a irmandade participa realmente da Santa Ceia com pão e vinho, como o Senhor disse: " tomai e comei, este é o meu corpo, tomai e bebei ,este é o meu sangue ".

PADRE: - E a salvação, só existe dentro da Igreja Congregação Cristã no Brasil?

ANCIÃO: - Nela está a Sã doutrina, que não está nas seitas, porque as seitas e religiões vivem à custa de dinheiro e de montar interesses próprios, divisões, e adquirir rádios, adquirir televisão, cultos em praças públicas, movimentando e explorando a ignorância do povo, que lamentavelmente não conhece a escritura sagrada.

Na Congregação Cristã no Brasil, pela Graça de Deus, não se cobra um centavo de ninguém. Contribuição se lá existe é voluntária, porque Cristo disse: "dai de graça o que de graça recebestes".

PADRE: - O senhor também já foi católico. Hoje, como que o senhor vê a Igreja romana?

ANCIÃO: - A igreja romana, a gente vê ela ligada a Roma. A um homem, falível com um nome de infalível. Nós não vemos na figura do homem de Roma como a figura de Pedro, o pescador da Galiléia. Que não quis ser adorado por Cornélio, o centurião quando se prostrou aos seus pés, Pedro disse: "levanta-te Cornélio, eu também sou homem como tu, adora a Deus".

Portanto nós adoramos a Deus e não nos vinculamos a homem, idolatrando-o como também não idolatramos as imagens.

Vemos a igreja de Romana completamente deturpada das suas origens. A igreja católica perdeu o rumo, mais ou menos no terceiro século de sua existência. Quando no império romano houve interesses políticos, que adentraram à Igreja em troca de favores e a partir daqueles favores prestados, misturou-se doutrina com Estado e com política e dali para frente ela destrilhou. Deixou de ser a Sã doutrina que Cristo havia deixado sobre a terra.

Tudo isso foi falado profeticamente pelo apóstolo Paulo que dizia: "depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos devoradores...", e disse também Timóteo: " ele voltarão às fábulas, voltarão às mentiras , levantarão para si doutores segundo suas próprias concupiscências e desviarão os ouvidos da verdade e voltarão às fábulas". Foi exatamente isso que aconteceu, e lamentavelmente a Igreja romana aonde eu estive até a idade em que li a Bíblia sagrada indicada pelo próprio catecismo, e na decepção tão grande que eu levei ao comparar o catecismo com o teor da escritura sagrada, eu decidi ficar com a escritura sagrada.

PADRE: - Senhor Ancião, hoje aqui no Brasil há uma preocupação bastante séria com as seitas, infelizmente. E muito dessas seitas ainda usam o nome de Cristo para pregar, o senhor até já comentou ali atrás, que usam inclusive para montar mais templos, o dinheiro exatamente, o materialismo existe aí. Como que o senhor vê o crescimento tão grande das seitas, o porquê disso aí?

ANCIÃO: -É o interesse. Interesse monetário, divisão de ideologias, mas devemos nos lembrar do que Cristo disse: "nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus. Pelos seus frutos os conhecereis, parecem ovelhas, mas são lobos devoradores". O interesse realmente da salvação é uma coisa secundária, em primeiro lugar está à formação do patrimônio dos titulares de tais denominações.

PADRE: - E hoje, é possível ainda o ecumenismo, principalmente das Igrejas Cristãs?

ANCIÃO: - O ecumenismo. Nós já fomos convidados como anciães, para nos juntar, inclusive através de um reverendo da igreja Luterana, nos procurou para que fizéssemos união a ele como mediador de um sacerdote. Aí fomos conferir os pontos de doutrina para ver se havia alguma possibilidade, mas nos esbarramos de cara no batismo, porque a Igreja batiza criança como a igreja romana, dizendo que o batismo está no lugar da circuncisão. E não podemos de modo algum concordar com isso, porque na circuncisão, Deus mandava o homem ser circuncidado ao oitavo dia, mas o batismo Cristo foi categórico, em dizer: "aquele que crer e for batizado...", nada tem a ver circuncisão com batismo.

Quer dizer esbarrando nesse primeiro ponto. Lamentavelmente hoje, não existe condição da Congregação Cristã no Brasil unir-se com a qualquer denominação. Ela é, e será livre e independente de política e de qualquer tipo de religião ou seita. Ela é o caminho de Deus, a Sã doutrina, que conduz a aquele que crer em Jesus Cristo a vida eterna.

PADRE: - E como o senhor vê o celibato dentro da Igreja católica?

ANCIÃO: - O celibato é antibíblico. Capítulo 3 de 1º Timóteo diz assim: "o que deseja o episcopado excelente obra deseja. Convém que o bispo seja irrepreensível, não dado ao vinho, não espancador, de torpe ganância, mas ele deve ser casado, Ter seus filhos em sujeição, viver na modéstia, dominar bem sua casa. Porque se ele não souber cuidar da sua própria família, como poderá Ter cuidado da Igreja de Deus? ".

Como que poderá uma pessoa que não constituiu família aconselhar o filho dos outros? Quando ele nem tem a experiência de família?. Então isso aí é antibíblico e então esse dogma do celibato é contra a própria natureza, porque Deus deixou o homem a unir-se com uma mulher e a mulher a unir-se ao homem. Porque Ele mesmo disse: "Não convém que o homem fique sozinho, far-lhe-ei uma adjuntora".

PADRE: - E como que a Igreja Congregação Cristã vê Maria, é a mãe de Deus, ou simplesmente uma mulher que foi instrumento de Deus?

ANCIÃO: - Maria foi instrumento de Deus. Deus naturalmente não iria escolher uma pecadora, escolheu uma Santa e nós reconhecemos a santidade de Maria. Agora há de se convir, que Maria deu a Jesus a natureza humana, como carne e como mulher, mas a natureza divina ela não deu a Cristo, porque Cristo já existia desde a fundação do mundo.

Cristo trouxe a natureza divina do Pai e não deve nada a Maria, como Deus não deve nada a carne, não deve a Maria. E quando Maria achou-se concebida do Espírito Santo, ela não disse: sou senhora. Ela louvou a Deus como serva e achando-se agraciada por Deus para aquela obra tão grandiosa. Deus vendo Maria como instrumento, se utilizou dela para que, pelo Espírito Santo fosse gerado no seu ventre o Rei da Glória, Jesus Cristo, o filho de Deus. Para que Jesus, como filho manifesto na carne, pudesse se chamar verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Respeitamos a Maria. Respeitamos e inclusive cumprimos o único mandamento que ela nos deu que está no capítulo 02 do Evangelho de São João, nas bodas de Caná da Galiléia (cidade onde eu estive e conheço), e ela deu o mandamento: " fazei tudo o que Ele vos disser ", porque ela foi falar com Cristo porque não tinha vinho e Ele disse: " que tenho eu contigo mulher, ainda não é chegada a minha hora ", e ela disse: " fazei tudo o que Ele vos disser ". E realmente nós estamos fazendo tudo o que Cristo nos disse porque Maria mandou o que Cristo nos mandou fazer.

PADRE: - Independente das imagens e esculturas que nas Igrejas católicas existem o senhor acredita que esses santos estão no céu realmente? Por exemplo: Santo Agostinho, São Francisco de Assis e tantos outros?

ANCIÃO: - Cristo disse cap.03 de São João: "ninguém subiu ao céu, quem desceu do céu, o filho do homem que voltou novamente para o céu". Cristo é o único que veio e voltou novamente para o céu. Quando Ele levar a Sua igreja para os céus, Ele vai levar a todos, desde Abel até Zacarias, morto entre o alpendre e o altar, como a serviço de Deus. Os Santos apóstolos, os Santos da atualidade e a própria Maria serva de Deus, ela irá para o céu junto com a Igreja. Porque não houve ainda a ressurreição dos mortos. Cristo é a primícia dos que dormem. Todos quantos morreram em Cristo só serão ressuscitados na volta, todos os Santos profetas, apóstolos, inclusive Maria.

PADRE: - E até agora, onde estão todos estes que morreram em Cristo? Como Maria, por exemplo?

ANCIÃO: - Estão em um lugar reservado por Deus, segundo as escrituras sagradas , até nos fala o livro de Apocalipse que os Santos reclamavam, certamente num símbolo, dizendo: " até quando Senhor terá a nossa alma aqui nesse lugar e não vingas o nosso sangue derramado pelo amor da tua obra ". E Deus disse: " tenhais paciência, aquietais por mais um pouco até que se complete o número dos escolhidos".

PADRE: - Como será o fim do mundo, existirá realmente? Será com água, será com fogo, como será?

ANCIÃO: - O fim do mundo segundo as escrituras sagradas: "os céus e a terra que agora existem se reservam para o fogo”. Como exemplo de Sodoma e Gomorra que já pereceram pelo fogo, assim será o mundo também destruído e junto com ele serão destruídos os homens do pecado, o diabo, Satanás e todos os anjos caídos. O inferno não foi construído para o homem, foi construído para o diabo e seus anjos, só que os homens que não obedecerem a Deus irão morar com o diabo.

Antonio Cruz