A CANOA FURADA DO PROSELITISMO

Cercar-se-ão de mestres, segundo seus próprios desejos 


A alguns meses atrás a Rede SBT de televisão fez uma série de reportagens sobre as igrejas cristãs e evangélicas do Século XXI. Eles iniciaram a matéria com a seguinte frase: "SALVAÇÃO SOB MEDIDA, IGREJAS PARA TODOS  OS GOSTOS!", quando apresentaram diversas igrejas de ideologia cristã evangélica, criadas para atender a todos os gostos. Igrejas para surfista, igreja roqueira, Igreja para lutadores de Jiu Jitsu, igreja específica para homossexuais onde se realizam casamentos dos grupos pertencentes ao LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais) entre outras.

Pragmatismo seria o termo mais correto para definir essa nova proposta puramente humana ao original conceito de Igreja contido nas Sagradas Escrituras.

A igreja evangélica desse novo século está inchando vertiginosamente. Os valores outrora defendidos perderam-se em meio a tantas inovações. Tudo é válido para manter a casa cheia e o saldo bancário positivo. A grande maioria dos representantes do Reino de Deus, abandonaram os parâmetros de implantação do reino em detrimento de seu próprio império. A sã doutrina é substituída pelos padrões impostos pela sociedade carente de Deus. Santidade, Comunhão com Deus, Fidelidade Conjugal, Pureza, Pecado; são alguns dos temas que foram substituídos por Prosperidade Financeira, Auto-ajuda, Entretenimento Eclesiástico, Antropocentrismo Eclesiástico, entre outros.

Em definição, a igreja Evangélica está gravemente enferma. Todos os dias surge um método novo de... "crescimento?".

O que está motivando a criação de tantos nichos dentro da igreja evangélica? Seria realmente a preocupação pelo estado espiritual dessas pessoas, ou apenas o desejo de se tornar um diferencial em meio à concorrência?

Estamos vivenciando numa era em que o "DAR CERTO" é mais importante do que o "ESTAR CERTO". Jesus está sendo pregado como nunca foi. Jesus tem sido moldado a diferentes preferências. Metido na caixa de fósforo da mesquinhez humana. Se convertido nos mais diversificados modelos de aceitabilidade social.

Qual Jesus está sendo pregado?
Que igreja é essa?

Não podemos esquecer que "Jesus" era um nome comum no seculo I, e haviam vários homens com esse nome.  No entanto, apenas um podia ser chamado de "JESUS - O CRISTO". Esse tem uma igreja que não se contamina, uma igreja que permanece pura e imaculada. Muitos estão se tornando prosélitos e pragmáticos e nessa nova proposta seguindo o Jesus errado. O grande problema em seguir o Jesus errado é que, embarca-se em uma salvação errada e aporta em um céu errado também.

A igreja tem avançado teológicicamente no último século. No entanto, não devemos confundir contextualização eclesiástica com mundanização da igreja. A igreja está no mundo mas não pertence ao mundo. A igreja tem uma missão a cumprir. Sua missão é testemunhar do amor de Deus pelo pecador.

Não fomos chamados para converter a ninguém (isso seria proselitismo) nossa missão é simplesmente testificar do amor de Deus e do sacrifício de Cristo pelo pecador, o Espírito Santo se encarregará de convencer o pecador do pecado, da justiça e do juízo.

*****
II TIMÓTEO 4: 2-4

2 - prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 - Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 - e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
*****
Segue abaixo parte da referida matéria. Logo em seguida está um vídeo interessante que trata de uma igreja onde roupa é só um detalhe. Tanto membros como o próprio pastor da igreja   oferecem um culto a Deus no mais autêntico estilo "pelado, pelado, nú com a mão no bolso!". Reportagem da BBC 

*****

*****
 IGREJA PARA NUDISTAS  ou Naturalistas se preferir.