PERTENCER À IGREJA



Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu, de Cristo.
Acaso, está Cristo dividido?
ICo.1.12

EKKLESIA é uma palavra grega, que passou a significar “igreja” na língua portuguesa, não sendo, porém, utilizada em sentido religioso nos tempos de Jesus, mas em sentido político. Ekklesia era a assembléia popular da cultura grega nos dias de Cristo. Havia diversas ekklesias que, sempre que se fazia necessário reuniam-se para deliberar sobre os assuntos maior interesse da sociedade. A ekklesia podia ser, tanto o local da reunião como a assembléia em si. Cristo deixou claro sua pretensão de formar a “sua ekklesia”, quando disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igrejaMt.16.18”; a ekklesia do Senhor seria maior, com mais participantes, e tendo como grande diferencial o selo de Cristo e a capacidade de derrotar o império da morte “as portas da morte não prevalecerão contra ela Mt. 16.18”. A Igreja do Senhor (Εκκλησία του Κυρίου) é formada por pessoas de todas as tribos, povos, nações e línguas. Pessoas que foram resgatadas pelo sacrifício de Cristo no calvário, pessoas que tiveram a aliança renovada com o Deus Pai, pela morte vicária e a ressurreição de Cristo.

De agora em diante, quando eu mencionar o termo igreja, o farei tendo como referencia “a igreja” no sentido de “kuriakos”, (pertencente ao Senhor). Portanto, pondo a parte o termo “ekklesia”, no sentido de simples assembléias formadas por cidadãos de uma cidade para deliberar sobre assuntos de interesse da sociedade. Trataremos da poderosa ekklesia de Nosso Senhor.  
Os que eram acrescentados a Igreja do Senhor, apresentavam as marcas de verdadeiros cristãos conforme Lucas registrou no Livro de Atos dos Apóstolos: “e perseveram na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações At. 2.42”.   Essas são as marcas da verdadeira igreja. Perseverança na doutrina, comunhão entre os irmãos, assistência mútua e vida de oração.

É comum ouvirmos hoje alguém perguntar: a que igreja você pertence? E seu interlocutor responder citando o nome de sua denominação. Mas seria isso realmente pertencer a igreja? Será que, o simples fato de alguém simpatizar com uma denominação cristã; receber uma oração de identificação com o grupo; ter o nome no rol de membros da denominação local;  faz alguém, de fato, pertencente a Igreja do Senhor?

PERTENCER A IGREJA não é pertencer ao templo ou a uma ideologia baseada no modelo de Cristo. Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” Mt. 7.21. Embora seja necessário um local para congregar. Um local onde poderemos aprender mais sobre a nova vida em Cristo. Onde seremos edificados pela Palavra do Senhor. O local que escritor do Livro de Hebreus nos orientou a não abandonar: Não deixando a vossa congregação como é costume de alguns Hb.10.25 p.a. Esse local não será a igreja do Senhor, mas unicamente o local onde a igreja do Senhor se reunirá. E quando isso acontecer certamente o corpo manifestará sua característica peculiar de unidade na diversidade, pois Cada um terá salmo, outro tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Mas tudo isso para a edificação do corpo, ICo. 14.26.
Priscila e Áquila ofereceram sua casa, para que a igreja se reunisse em culto ao senhor na cidade de Éfeso. O apóstolo Paulo faz menção disso ao escrever  aos coríntios: ” As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e bem assim, a igreja que está na casa, ICo. 16.19”. A igreja não era a casa deles, mas se reunia na casa deles.

PERTENCER A IGREJA significa ser membro do corpo de Cristo. PERTENCER A IGREJA está além de simplesmente pertencer ao templo; pertencer a um movimento religioso, ou ser  parte integrante do grupo que está na moda. Pode-se pertencer ao templo, sem, contudo pertencer à igreja.
Sem desprezar a importância das reuniões no templo, devemos nos preocupar em jamais deixar de pertencer à igreja.       
    
O denominacionalismo não pode ser motivo de divisão no corpo de Cristo; A real igreja do Senhor. As denominações não podem nos separar uns dos outros, visto que somos membros do mesmo corpo. O denominacionalismo deveria ser formas diversas do brotar da mesma “BOA SEMENTE”, que caindo em boa terra produziu a trinta, sessenta e cem por um. A ideologia do templo, como também das diversas denominações cristãs hoje, deveriam enquadrar-se no modelo de igreja deixado por Cristo. O conceito de igreja hoje deveria vestir-se do verdadeiro significado que esse nome carrega, “Testemunha fiel das boas novas de Cristo”.   
Minha oração é que aconteça um verdadeiro avivamento na igreja hodierna. Um aviamento em que sejamos motivados não somente a atrair pessoas ao templo. Mas, principalmente permitir que o Senhor acrescente a igreja os que forem sendo salvos.

E não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus,
nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.
ICo. 10.32