O BATISMO DE FOGO !

 REALMENTE O DESEJAS ???


Aproveito este espaço para escrever sobre um assunto de grande apego cristão, principalmente nos círculos pentecostais e neo-pentecostais; refiro-me à suposta  2° bênção do “batismo de fogo” mencionado no evangelho de Mateus capitulo 3.11.   Ao longo dos anos, o movimento pentecostal tem defendido que: uma vez convertido e feito a profissão de fé, o novo cristão não deve parar, mas prosseguir para uma segunda benção chamada “batismo “com” (“no”) Espírito Santo que, uma vez alcançado terá sua confirmação pelo ato de falar em “mistério” ( ou nova língua).

Alguns vão além ao dizer que: ser batizado no Espírito Santo não basta;  para o crente ter poder e ousadia de verdade, deve também ser batizado com “FOGO”, e usam como base dessa afirmação Mateus 3.11 - eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”.

Sem grande esforço hermenêutico, a leitura pausada e atenta do texto, nos revela claramente em que consistiam essas palavras de João Batista no capítulo 3 do Evangelho de Mateus. Antes de fazermos uma análise simples do texto supracitado, gostaria de fazer algumas observações sobre os símbolos e tipos da bíblia.

O estudo dos tipos bíblicos enriquece a nossa teologia, pois nos comunicam grandes verdades. Personagens como Adão, José, Abraão, Isaque;  assim como a rocha de Meribá, a vara de Arão que floresceu,  O tabernáculo de Moisés; são tipos que tiveram seu lugar na teologia bíblica.

Tipos são permanentes, ao contrario dos símbolos que são transitórios, ou seja: o símbolo cumpre seu papel e depois perde seu simbolismo, a exemplo da serpente de Moisés levantada no deserto, que simbolizava a crucificação de Jesus Cristo (Jo. 3.14), seu simbolismo era somente durante a caminhada através do deserto. Após a chegada à terra prometida, não era mais necessário tal simbolismo, e a serpente de bronze tornou-se um ídolo no meio do povo, a quem se queimavam incensos, convertendo-se desta forma em grande tropeço para a nação de Israel (Nm. 21.8; 2Rs. 18.4).

O Espírito santo é representado por diversos símbolos ao longo das Escrituras Sagradas. Sendo alguns deles:

  • a água (Jo 7.37 – 39), 
  • a pomba (Jo 1.32), 
  • o vento (Jo 20.22), 
  • o fogo (At 2.3,4), entre outros.
Ao fogo se atribui diversos significados, os mais cativantes são: poder de Deus, juízo de Deus e presença de Deus.

Voltando ao inicio desse artigo, e, observando atentamente o texto chave para a formação da ideia do batismo de fogo como segunda benção para os cristãos em comunhão com Deus, pode-se afirmar, baseado nas informações do texto, que o batismo de fogo mencionado por João Batista, estava longe de ser uma benção a ser buscada pelos servos do Senhor. Antes aponta para o FOGO DO JUÍZO ETERNO. Senão vejamos:

Mateus 3.1-12
1 - Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia:
2 - Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
3 - Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 - Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre.
5 - Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão;
6 - e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 - Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
9 - e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 - Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
11 - Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12 - A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
*****


No evangelho de Marcos está escrito que João pregava o arrependimento e a remissão dos pecados (Mc.1.4) e saiam a ter com ele toda aquela região. Mateus por sua vez, registra que enquanto João batizava vieram ter com ele também os fariseus e saduceus. É aqui que João inicia seu discurso sobre o batismo de fogo.

João dividiu aquele grupo em dois:

  1. Os que produziam arrependimento genuíno e,
  2. Os que simplesmente diziam estar arrependido, a quem ele diz “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”. (vs. 8,9).
O machado já esta posto à raiz das árvores. Ele utiliza agora de um recurso literário muito usado naqueles tempos, “a linguagem figurada”. E compara a humanidade a dois tipos de arvores:   
  • As que produzem bons frutos.
  • E as que não produzem bons frutos, que serão cortadas e lançadas no FOGO (juízo) vs.10
*  Ele tem na sua mão “a pá”, com a qual limpará a sua eira. Novamente João vai usar da linguagem figurada para comparar a humanidade ao trigo e à palha.

*  Trigo (cristão verdadeiros) será recolhido ao seu celeiro.

*   Palha ( inconversos), queimará no FOGO inextinguível (juízo eterno).


Por fim, temos o versículo 11 entre versículos 10 e 12, onde o FOGO aparece como juízo eterno. Seria o caso de o versículo 11 estar isolado da ideia geral expressada por João batista?  Certamente não.    O verso de número 11 faz parte de uma mesma ideia presente nos versos  anteriormente citados. Os judeus costumavam repetir suas afirmações com sinônimos simbólicos ou literários para reforçar a intensidade da doutrina; Portanto, o versículo 11 segue a mesma lógica de 10 e 12 onde o fogo aparece como JUÍZO também.

Eu vos batizo com água para arrependimento: a quem João batiza ?  ora, a todos os que vão a ele para serem batizados nas águas ( porém João não poderia ir além disso).

*   Mas depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu.  ( ele vos conhece).

*   Ele vos batizará com Espírito Santo.  “Certamente João falava dos que antes ele simboliza por “arvores de bons frutos  e trigo”.

*   E com FOGO.  Aqui não restam dúvidas de que João se referia aos que antes ele atribui os símbolos de “arvores de maus frutos e palha”.

O FOGO que aparece no discurso de João batista nessa ocasião, não faz em momento algum, referência a uma segunda benção para os servos do Senhor, invés disso, trás a conotação de juízo, castigo e ainda acompanha a palavra “inextinguível” dando a ideia de que esse fogo jamais se apagará.

Ressalto novamente a ideia de que as Escrituras apresentam o Espírito Santo simbolizado pelo fogo em  diversas passagens, significando algo de bom para os servos do Senhor. Mas não é o que acontece neste texto bíblico.


REALMENTE DESEJAS O BATISMO DE FOGO?